Ouvir
Porto de Apoio à Família

Trata-se de um programa municipal que aposta na generalização da educação pré-escolar elevando a qualidade da mesma, e que foi concebido para o desenvolvimento das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF), aproximando a resposta ao conceito de Escola a Tempo Inteiro.


Neste sentido, são proporcionadas às crianças atividades de caráter lúdico, de grande grupo, que não assumem a forma de intencionalidade pedagógica, mas sim uma componente lúdica e informal, constituindo um espaço espontâneo, de livre escolha, pretendendo-se que haja uma quebra em relação às atividades letivas, proporcionando dinâmicas diferentes.


As atividades desenvolvem-se durante o tempo não letivo, bem como, durante as interrupções letivas, indo ao encontro das necessidades das famílias. Sem encargos financeiros para as famílias, estabelece-se a gratuitidade destas atividades de animação e de apoio, entre as 15h30 e as 17h30 para todas as crianças, entre os 3 e os 5 anos inscritas na educação pré-escolar, incluindo a oferta do lanche. Esta medida é também assegurada no período antes das 09h00 e após as 17h30, de acordo com as necessidades manifestadas pelas famílias. Garante também a formação complementar às assistentes técnicas e operacionais responsáveis pelo acompanhamento das crianças nesta componente de apoio à família, bem como a monitorização das atividades implementadas, assegurando a qualidade dos tempos não letivos.


Projetos dinamizados no âmbito do programa Porto de Apoio à Família:

> Crescer com a Música: projeto de expressão musical destinado às crianças dos jardins de infância da rede pública do Porto e visa promover o enriquecimento curricular no domínio da música.

> Formar Campeões para a Vida:

Projeto inovador desenvolvido no âmbito das parcerias para o impacto, que abrange todos os jardins de infância da rede pública do Porto e assenta na obediência aos princípios do judo como desporto de carácter formativo, num equilíbrio entre o exercício da mente e do corpo. O judo é uma modalidade olímpica desde 1972 e recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para crianças e adolescentes.

> Expressão Físico-Motora: projeto que visa promover o desenvolvimento de qualidades físicas multifacetadas, nomeadamente, a coordenação o equilíbrio e a noção do esquema corporal, bem como, de competências socio-afetivas.